Terceirização de frota
Neste modelo a empresa contrata os veículos, com ou sem motorista, da empresa de transporte. Toda a criação dos itinerários e gestão fica por conta da equipe interna da empresa. Este tipo de terceirização é pouco recomendado pois quem vai cuidar da roteirização não é um especialista, assim não é garantido que os itinerários dos veículos sejam os ideais.
Terceirização de frota e roteirização
Contempla a terceirização de frota porém também é contratado, separadamente, um serviço para realizar a roteirização das linhas. Neste caso a equipe interna tem que fazer a gestão das linhas e dos funcionários. Por exemplo, controlar quem está utilizando o fretado de maneira indevida, identificar quando um itinerário pode ser otimizado, lidar com as reclamações dos passageiros, etc.
Terceirização total
Além de fornecer os veículos com motoristas e a roteirização das linhas, toda a gestão, incluindo na maioria dos casos controle de acesso, é feita pela empresa prestadora do serviço. Dessa maneira a empresa que contratou o transporte não precisa se preocupar com nada. Ela receberá e poderá solicitar relatórios para saber quem está utilizando o fretado ou não. Todas reclamações de passageiros serão feitas e tratadas com a prestadora do serviço. Melhorias no itinerário no caso de admissão e demissão de funcionários serão feitas automaticamente.
Fonte: Blog Fretadão
Imagem: Bigstock by dolgachov