Mobilidade urbana no Brasil

A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, etc.), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs, etc.).

 

Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das grandes cidades do país vem encontrando dificuldades em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia e o excesso de pedestres em áreas centrais dos espaços urbanos. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema das ilhas de calor.

 

A principal causa dos problemas de mobilidade urbana no Brasil relaciona-se ao aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, embora esses últimos também encontrem dificuldades com a superlotação. Esse aumento do uso de veículos como carros e motos deve-se:

 

  1. a) à má qualidade do transporte público no Brasil;
  2. b) ao aumento da renda média do brasileiro nos últimos anos;
  3. c) à redução de impostos por parte do Governo Federal sobre produtos industrializados (o que inclui os carros);
  4. d) à concessão de mais crédito ao consumidor;
  5. e) à herança histórica da política rodoviarista do país.

 

Fonte: Brasil Escola

TAGS , ,
Watch next sex videos on Pornlux.com! https://apteekkiostokset.com/ https://apotheke-unterstrass.com/ https://farmaciamillefolia.ro/
Menu