A roteirização de carga é o processo de programação da distribuição da carga em rotas ou roteiros de entrega. Com ela, é feito o cruzamento de informações de volume e peso da carga, com as capacidades dos veículos e também os locais de entrega.
Entre os benefícios, o melhor resultado em termos de ocupação dos caminhões e cumprimento dos prazos de entrega – dependendo da natureza do negócio, a rapidez na entrega torna-se um diferencial competitivo muito bem visto pelos consumidores.
A roteirização pode ser de rota fixa, ou seja, o sistema faz a distribuição das cargas que serão transportadas por uma rota pré-definida através dos números de CEP. Mas também pode ser de rota dinâmica – o sistema sugere o melhor itinerário de entrega depois de analisar dados da carga a ser transportada, a capacidade dos veículos, as informações das ruas, estradas e locais de entrega.
O resultado? Uma logística mais estratégica e dinâmica, que minimiza os erros e atrasos e torna toda a operação mais controlável, segura e rentável.
Fonte: Hivecloud
Imagem: Bigstock by jamesteoh